Quando falamos de acomodação em planos de saúde, nos referimos ao local que o paciente ficará acomodado em caso de internação. Basicamente, o mercado de planos e seguros de saúde conta com os tipos apartamento e enfermaria como opções de acomodação.
Carência é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.
Denominamos a cobertura do seu plano de saúde como os atendimentos e serviços que estão disponíveis para o seu tipo de plano de saúde. Ou seja, é a lista de regiões, cidades, hospitais, especialidades médicas, tipos de internação e entre outros que o beneficiário tem direito.
Corresponde a uma restrição na cobertura do plano de saúde, que pode ser imputada pelas operadoras no caso de Doença ou Lesão Preexistente - DLP.
Coparticipação é um formato de convênio em que parte dos procedimentos realizados é paga pelo paciente. Isso se aplica aos exames e às consultas, já que a internação, emergências e cirurgias continuam cobertos integralmente.
O dependente tem o seu contrato atrelado ao do titular do plano. Por exemplo: a empresa que eu trabalho oferece o benefício do Convênio Médico para mim e eu quero estender este benefício para a minha filha.
A Declaração de Saúde tem por objetivo solicitar ao beneficiário informações a respeito de seu estado de saúde e de possíveis doenças ou lesões que saiba ser portador ou sofredor, e tenha conhecimento, no momento da contratação ou adesão contratual ao plano de saúde, para que a operadora saiba e possa, caso seja do seu interesse, oferecer cobertura parcial temporária (CPT).
A Entrevista Qualificada tem por objetivo orientar o beneficiário para que este possa responder de forma clara às informações solicitadas pela operadora sobre sua condição de saúde, dirimindo, assim, eventuais dúvidas sobre doenças ou lesões sabidas pelo beneficiário.
Reajuste é a atualização da mensalidade baseada na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares com o objetivo de manter a prestação do serviço contratado.
É uma forma que o cliente tem de fazer o atendimento com um médico que não é credenciado ao seu plano e com isso ser reembolsado um valor específico tabelado por este atendimento. Nem todo plano de saúde oferece reembolso, portanto, na hora de contratar uma operadora é importante fazer esta pergunta se o plano oferece reembolso ou não.